Dinâmicas- 4º anos B e C
A- Árvore do Saber-
02/02/2017
Iniciar a dinâmica com uma roda de conversa
com os alunos, buscando descobrir suas expectativas e objetivos para o ano
letivo de 2017. Em seguida esclarecer dúvidas, curiosidades e esclarecer previamente
como deverá ser o 4º ano: disciplina, conteúdo, direitos, deveres, etc.
Em seguida em papel pardo foi colado um
tronco e explicado que esta função de comando, sustentação seria comparado à
professora da sala.
Neste momento cada educando recebeu uma
folha, para nela escrever uma meta, ou objetivo que deseja alcançar neste ano
letivo que se inicia.
Estas folhas, formaram a copa da Árvore do
Saber.
O próximo passo foi em folha de sulfite cada
aluno desenhar a Árvore do Saber e ilustrar sua expectativa.
No meio do processo um aluno questionou se
poderia colocar frutas na árvore.
Como tema para reflexão conversamos e
concluíram que por ser a árvore do saber deveria produzir “letras” e “números”.
Com esta dinâmica os alunos traçaram metas,
onde quando esquecidas podem ser recordadas olhando para a árvore da classe.
B- Coração- Emoções,
Respeito e Valores
Nesta dinâmica recortei em sulfites dois
corações iguais, onde o primeiro foi fixado na lousa e pedido aos alunos para
descreverem o mesmo.
Concluíram que era grande, novo, bonito.
Este coração poderia ser de um bebê, de uma
criança ou deles talvez.
Esclareci que para termos e mantermos um
coração tão perfeito necessitamos de paz e de coisas que nos façam bem.
Neste momento eles participaram sugerindo
boas ações, atitudes, emoções que permitiriam conservar o coração em paz; onde
estas palavras foram listadas na lousa abaixo do coração.
Agora dando continuidade utilizei o segundo
coração segurando-o na minha mão e perguntei a eles o que poderia deixar uma
pessoa triste, magoada, revoltada, etc.
Conforme os alunos falavam a cada palavra
negativa eu amassava o coração e anotava a palavra na lousa.
Em seguida, abri o coração todo marcado,
machucado, ferido e o colei na lousa.
Refletimos sobre o assunto, e que as
palavras e atitudes ferem, provocam
mágoas e sofrimento.
Procurei esclarecer que para evitarmos ferir
o próximo, precisamos pensar antes, para não magoar ou entristecer ninguém.
Cada criança recebeu um coração para
ilustrar seus sentimentos, posteriormente receberam um coração menor para
registrarem de três a cinco nomes de pessoas que estão em seus corações.
No final da atividade as crianças concluíram
que quanto mais as pessoas vivem, envelhecem, mais marcas vão surgindo nos seus
corações pela vida.