quarta-feira, 29 de março de 2017

Dinâmica 4º anos B e C- Árvore do Saber

































Dinâmicas- 4º anos B e C

A- Árvore do Saber- 02/02/2017

   Iniciar a dinâmica com uma roda de conversa com os alunos, buscando descobrir suas expectativas e objetivos para o ano letivo de 2017. Em seguida esclarecer dúvidas, curiosidades e esclarecer previamente como deverá ser o 4º ano: disciplina, conteúdo, direitos, deveres, etc.
   Em seguida em papel pardo foi colado um tronco e explicado que esta função de comando, sustentação seria comparado à professora da sala.
   Neste momento cada educando recebeu uma folha, para nela escrever uma meta, ou objetivo que deseja alcançar neste ano letivo que se inicia.
   Estas folhas, formaram a copa da Árvore do Saber.
   O próximo passo foi em folha de sulfite cada aluno desenhar a Árvore do Saber e ilustrar sua expectativa.
   No meio do processo um aluno questionou se poderia colocar frutas na árvore.
   Como tema para reflexão conversamos e concluíram que por ser a árvore do saber deveria produzir “letras” e “números”.
   Com esta dinâmica os alunos traçaram metas, onde quando esquecidas podem ser recordadas olhando para a árvore da classe.
  
B- Coração- Emoções, Respeito e Valores

   Nesta dinâmica recortei em sulfites dois corações iguais, onde o primeiro foi fixado na lousa e pedido aos alunos para descreverem o mesmo.
   Concluíram que era grande, novo, bonito.
   Este coração poderia ser de um bebê, de uma criança ou deles talvez.
   Esclareci que para termos e mantermos um coração tão perfeito necessitamos de paz e de coisas que nos façam bem.
   Neste momento eles participaram sugerindo boas ações, atitudes, emoções que permitiriam conservar o coração em paz; onde estas palavras foram listadas na lousa abaixo do coração.
   Agora dando continuidade utilizei o segundo coração segurando-o na minha mão e perguntei a eles o que poderia deixar uma pessoa triste, magoada, revoltada, etc.
   Conforme os alunos falavam a cada palavra negativa eu amassava o coração e anotava a palavra na lousa.
   Em seguida, abri o coração todo marcado, machucado, ferido e o colei na lousa.
   Refletimos sobre o assunto, e que as palavras e atitudes ferem,  provocam mágoas e sofrimento.
   Procurei esclarecer que para evitarmos ferir o próximo, precisamos pensar antes, para não magoar ou entristecer ninguém.
   Cada criança recebeu um coração para ilustrar seus sentimentos, posteriormente receberam um coração menor para registrarem de três a cinco nomes de pessoas que estão em seus corações.
   No final da atividade as crianças concluíram que quanto mais as pessoas vivem, envelhecem, mais marcas vão surgindo nos seus corações pela vida.


   

Nenhum comentário: